sábado, 14 de junho de 2008

A comidinha: gastronomia portanto e uma cozinha tunning pelo meio!!!

Bem, mas que saudades de um belo arroz branco. A comida por estes lados não é má de todo, mas falta o arroz. E não me admira, ao preço que ele está no supermercado e à qualidade do grão (mais parece trinca, por isso Marco vê lá se mandas uma palete que vou fazer uma fortuna a ensinar este pessoal a fazer um bom arroz). A grande particularidade da gastronomia local são as Ciorbas (lê-se Chiorba = sopa). Têm um sabor peculiar, são ácidas, vermelhas e têm um sabor digamos que diferente. Existem vários tipos de ciorbas, mas o princípio activo é sempre o mesmo.
Além disso ainda não tive oportunidade para experimentar outras delicatessen romenas. Nos restaurantes aqui das localidades rurais a ementa é sempre igual, por isso já as tenho decorado. A grande maioria das refeições é baseada na carne (frango e porco), apesar de termos aqui ao lado um senhor rio, o Grande Danúbio. Neste rio eles pescam sobretudo carpas, peixe gato e esturjão que vem ali do mar negro. Mas o único peixe que comi desde que cheguei aqui foi o meu chefe que o cozinhou. Bem bom.
Quando se fala em gastronomia tem de se falar em higiene, que é uma coisa que não abunda muito por aqui, por isso não se admirem se começar a perder alguns hábitos da civilização…
Infelizmente aqui há sempre muito trabalho pelo que não tenho tempo para cozinhar, além de que a minha cozinha em Bucareste mais parece um bar, o que não deixa de ser fixe. Tenho na cozinha um balcão com néons e o chão, imaginem lá…claro só podia ser uma bela alcatifa. LOUCURA é a primeira cozinha tunning que conheci. Ainda vai originar uma corrente artística. Se calhar estão a pensar que a casa é fraquita, mas estão bem enganados, aquilo é bem fixe, depois ponho fotos. Só tenho pena de lá passar os sábados e domingos pois gostava de lá ficar o resto da semana.
Bem acho que por hoje vou arrumar a cozinha, ou melhor como diz o outro “Amanhã lavo isto”
Bjinhos e abraços

1 comentário:

Anónimo disse...

O português tem sempre qualquer coisa de "arrozeiro"!
Bj grande, Joana