sábado, 14 de junho de 2008

O meu trabalhito por estes lados

Ora falar de trabalho é sempre aborrecido, por isso vou ser breve.
A exploração é enorme, e o enorme à escala portuguesa não vos dá para ter uma noção aproximada. Neste momento temos cerca de 7500 de girassol, 8000 de cevada e trigo, 1500 de milho, 1500 de colza (números muito redondos). Bem como devem imaginar tudo o que é compra de factores de produção é em grande, só para terem uma ideia eu nesta semana estou a aplicar 20ton de nitrato de amónio a cada 2 dias. Se quiserem um indicador ainda mais gritante da dimensão, digo-vos que daqui a 3 semanas (época da colheita de trigo, cevada e trigo) vamos gastar 40mil litros de gasóleo por semana. O objectivo da empresa é nos próximos 3 anos chegar aos 50mil ha aqui na Roménia. Teremos já uma dimensão considerável.
Além disso estamos noutros países com actividades agrícolas, como sejam o caso de Portugal, Brasil, Moçambique, e para breve Ucrânia, Polónia e Angola.
A produção este ano vai ser muito boa, por isso podem descansar que os preços dos cereais não vai aumentar muito mais. Baixar é que duvido, mas pronto contingências dos mercados.
Como devem imaginar se uma exploração de 100ha já dá muita hora de trabalho, imaginem uma desta dimensão…trabalha-se muitas horas, não que seja duro, lá isso não é, mas temos sempre de estar a coordenar os trabalhos e verificar que os factores de produção estão a ser aplicados de forma correcta, e se não estão a ser desviados. Porreiro mas desgastante.
A coordenar os trabalhos de toda a área estamos 6 Tugas mas 4 deles têm no máximo 3 meses de experiência aqui na empresa.
Está aborrecido, não está? Só volto a escrever de trabalho daqui a uns tempos…

Bjinhos e abraços

Sem comentários: